Escolha sua linguagem: Português Espanhol
 
 

Exportações à Venezuela no Primeiro Bimestre de 2010

As mudanças cambiais adotadas em Janeiro de 2010 pela Venezuela devem beneficiar produtos brasileiros que lideram a pauta de exportações para o país. Quatro dos cinco itens que o Brasil mais exporta para o mercado venezuelano poderão ser adquiridos com um dólar ao câmbio mais favorável em vigor na Venezuela. O governo instituiu duas faixas cambiais – que funcionam ao lado de uma terceira cotação para dólares obtidos com a venda de títulos. “Há um otimismo por parte dos importadores venezuelanos que compram do Brasil”, diz Fernando Portela, secretário da Câmara de Comércio Venezuela-Brasil, em Caracas.

As exportações de produtos brasileiros para a Venezuela cresceram em 5,5% do mês de Janeiro para o de Fevereiro. O setor alimentício foi responsável por 31,8% das vendas, representado por produtos como carnes desossadas bovinas e de galinha, óleo de soja, milho e açúcar.

As vendas de animais vivos chegaram a 18,5%, concentrando reprodutores de raça pura e prenhes. O setor de máquinas e equipamentos ficou responsável por 8,2% das exportações, com produtos como motores, turbinas, refrigeradores, silos metálicos, condutores, disjuntores, elevadores, escavadoras, compressores e transformadores.

O setor de veículos e auto-peças veio a representar 6,5% das exportações, com caixas de marchas, amortecedores, eixos, freios, rodas, para-choques, portas e radiadores.

Fonte: Valor Econômico
< http://comexleis.com.br/news/?p=4208pdf >

Acesso em 27/04/2010.


Publicada em 22/04/2010

Voltar

 
 
 
 
Design by 3WF