Escolha sua linguagem: Português Espanhol
 
 

Brasil, Argentina e Uruguai Aprovam Entrada da Venezuela no MERCOSUL

No dia 15 de Dezembro de 2009, o Senado Federal brasileiro aprovou ingresso da Venezuela no MERCOSUL. Argentina e Paraguai já manifestaram voto favorável, faltando apenas aprovação pelo Congresso do Paraguai. A Venezuela já é membro da Alba (Aliança Boliviana para as Américas) e da Unasul (União das Nações Sul-Americanas).

O senador brasileiro Romero Jucá afirmou, entre outras coisas, que “a entrada da Venezuela no bloco representa um passo importante no sentido da ampliação da democracia e dos direitos humanos na região”. O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) no Senado, senador Aloizio Mercadante, também defendeu o ingresso da Venezuela no MERCOSUL: “Precisamos ampliar a integração na América do Sul como fez a União Européia. Estamos falando aqui da integração muito além dos governos”.

A Venezuela é um dos maiores produtores de petróleo no mundo, o que implica num incremento significativo das exportações do bloco, e possibilidade de competição não só com a União Européia, mas até mesmo com países líderes da economia mundial.

Fonte: Última Instância Uol e G1 – Globo.
Disponível em < http://ultimainstancia.uol.com.br/artigos_ver.php?idConteudo=63483> e
<http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1416328-5601,00-SENADO+APROVA+INGRESSO+DA+VENEZUELA+NO+MERCOSUL.html >
Acesso em 5/04/2010.


Publicada em 07/04/2010

Voltar

 
 
 
 
Design by 3WF