Escolha sua linguagem: Português Espanhol
 
 

Venezuela Deve Reduzir em 40% Suas Importações

O governo da Venezuela deve reduzir em até 40% as importações devido à desvalorização do Bolívar forte anunciada recentemente por Hugo Chávez. Ainda não há uma data definida para redução da compra de produtos de outros países. O Ministro de Planejamento Venezuelano, Dr. Jorge Giordani, afirmou que esta é a oportunidade para as empresas privadas do país crescerem e fortalecerem a economia.

Apesar do anúncio feito pelo governo venezuelano, o presidente da Federação de Câmaras de Comércio e Indústria Venezuela-Brasil (Fecamvenez), José Francisco Marcondes Neto, acredita que as empresas brasileiras não serão desfavorecidas, já que tal modificação na estrutura cambial pouco influenciará o comércio entre os dois países.

Dados da Fecamvenez colocam em US$ 3,8 bilhões o comércio bilateral entre Venezuela e Brasil até novembro do ano passado. Em 2008, o valor foi de US$ 5,6 bilhões. Entre as principais empresas brasileiras que negociam com a Venezuela estão a Odebrecht, Camargo Correa e Brasil Foods (fusão da Sadia com a Perdigão).

Marcondes afirmou ao Jornal O Estado de São Paulo que "cerca de 60% a 70% das empresas do País que fazem negócio na Venezuela já não utilizavam o câmbio oficial de 2,15 Bolívares fortes por dólar e sim o dólar permuta. A medida servirá mais para uniformizar as taxas das transações comerciais."

"Dólar permuta" é um indicador não oficial muito utilizado, que representa o resultado da venda de bônus da dívida externa venezuelana e tem uma cotação muitas vezes superior à estabelecida pelo governo, que mantém desde 2003 um severo controle das divisas. Especialistas afirmam que o dólar permuta pode continuar tendo uma grande importância na economia venezuelana se a limitação do dólar oficial for mantida.

Fonte: Matéria “Caracas espera redução de 40% das importações” de Renata Miranda, publicada no Jornal o Estado de São Paulo online no dia 13/01/2010. Disponível em : 

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100113/not_imp494705,0.php .


Publicada em 06/04/2010

Voltar

 
 
 
 
Design by 3WF