Escolha sua linguagem: Português Espanhol
 
 

ENCONTRO DE CHEFES DE ESTADO EM MANAUS

Texto: Carolina Borba Muñoz  

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se nesta última terça-feira, dia 30 de setembro com os presidentes Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolivia) y Rafael Correa (Ecuador) em Manaus – AM, onde foram discutidos assuntos acerca dos problemas da região e das questões bilaterais entre as nações.

Com a Venezuela, o Brasil assinou sete acordos de cooperação. O primeiro deles foi firmado entre a construtora Andrade Gutierrez e a empresa de Produção Social Siderúrgica Nacional e tem o objetivo de construção, fornecimento de equipamentos e montagem de uma planta siderúrgica com capacidade para produzir 1 milhão de toneladas de aço líquido por ano na Venezuela.

Entre os acordos firmados está também o acordo de cooperação entre a Petrobras e a PDVSA que visa construir uma sociedade, estabelecer as condições que regerão as relações entre os sócios e adotar a minuta do estatuto social da Refinaria Abreu Lima.

Nas áreas de agricultura familiar, a produção de alimentos e moradia foi também foco dos acordos entre os países, o que pretende fortalecer a cooperação técnica para o projeto de agricultura familiar, com base na experiência dos programas "Mais Alimentos" no Brasil e os do Mercal na Venezuela.

O acordo para a produção de soja busca fortalecer a cooperação técnica para implementação de projeto para o incremento da produção de soja na Venezuela.

Apesar dos importantes acordos firmados com a Venezuela nesse encontro, o assunto principal da reunião entre os quatro Chefes de Estado de países da América do Sul foi a crise financeira internacional. O presidente Lula, apesar de reconhecer a gravidade da crise internacional, afirma que o Brasil está preparado para enfrentá-la, e que o momento é de acreditar no país e “torcer para que os americanos resolvam o problema.”

No final do encontro, os quatro presidentes deram as mãos para selar a integração entre os quatro países.


Presidente Venezuela - Hugo Chávez, Presidente da Câmara Regional Catarinense - Dra. Cleoni E. Trindade e Presidente Nacional da Câmara Venezuela-Brasil e Presidente da Federação - José Marcondes Neto


Publicada em 09/10/2008

Voltar

 
 
 
 
Design by 3WF