Escolha sua linguagem: Português Espanhol
 
 

Venezuela poderá exportar ao Mercosul sem pagar tarifas de exportação

Foram fechados acordos para o setor automotivo e do agronegócio.

Venezuela irá exportar produtos para o Brasil, Argentina e Uruguai, sem pagar tarifas, após a assinatura de acordos de comércio entre estes países, no âmbito da adesão plena ao Mercado Comum do Sul, formalizada em julho de 2012.

A Comissão Presidencial venezuelana informou que bloco regional, através de um comunicado, que a partir de primeiro de janeiro entrará em vigência acordos comerciais. Será exportado todos os tipos de produtos para o Brasil, Argentina e Uruguai sem pagar tarifas de exportação, incentivando assim o início da exportação para o Mercosul.  Este mercado dá a Venezuela 100% de liberalização do comércio.

No setor automotivo serão realizadas durante 2013 as negociações para aprovar um regime de comércio específico, estabelecendo os termos para a indústria venezuelana, enquanto isso serão aplicadas as mesmas condições que prevaleceram até agora.

Quanto à indústria de alimentos, na negociação do programa de liberalização comercial com o Brasil e a Argentina, "era um tratamento preferencial para as áreas de extrema sensibilidade na Venezuela, como carne bovina, suína e de frango, camarão, tomate fresco, cebola fresca, alho, cenoura, café, farinha de trigo, arroz, laticínios, e amidos de milho, pellets de cereais, óleos bruto (soja, girassol e palma), óleos refinados, margarina, salsichas, carnes e preparações de peixe, cacau e chocolate, bolos, tortas, biscoitos e outros produtos de panificação, laranja e concentrado de citros, maionese, ketchup, pré-misturas, entre outros, bem como exceção relativa ao setor do açúcar (que é regido por regras estritas da Venezuela)”.

A Comissão observou que o "tratamento preferencial no caso da indústria de alimentos era conseguir tarifa cheia em 2018 com o regime de preferência congelado, de modo a assegurar a adequação da indústria nacional".

Fonte: http://www.eluniversal.com/economia/130102/venezuela-podra-exportar-a-mercosur-sin-pagar-arancel


Publicada em 04/01/2013

Voltar

 
 
 
 
Design by 3WF