Escolha sua linguagem: Português Espanhol
 
 

Encontro Presidencial a respeito dos possíveis acordos de cooperação técnica na área industrial e agrícola entre os países Brasil e Venezuela

 Texto de Barbara Paz de Macedo

O presidente Venezuelano Hugo Chávez esteve em missão diplomática no Brasil nos dias 26 e 27 de março do ano em curso com o objetivo de revisar uma série de possíveis acordos econômicos, tais como: processo de adesão da Venezuela ao Mercosul, a criação de uma Organização do Tratado do Atlântico Sul para a defesa da região, e a parceria entre as estatais petrolíferas da Venezuela e Brasil.

De acordo com o assessor de relações internacionais da Presidência Venezuelana , Marco Aurélio Garcia, o tema do encontro são os acordos de cooperação técnica nas áreas industrial e agrícola.

Pouco antes de embarcar em direção a terras brasileiras, o Presidente Chávez concedeu entrevista a rede de imprensa mencionado a respeito do bom relacionamento que está tendo como o Presidente Lula, afirmando que “a cada dia estamos mais próximos e nosso diálogo é mais frutífero, tem mais calor. Não apenas entre ele e eu, estou recebendo aqui empresários do Brasil” 1.

Na reunião que ocorrera no dia 26/03 na cidade de Recife/PE ambos os presidentes foram visitar a refinaria construída conjuntamente pela Petrobrás e Petróleo da Venezuela (PDVSA) e fizeram comentários otimistas ao acordo fechado entre as estatais petrolíferas.

Apesar dos elogios por parte dos Presidentes, sabe-se que ainda as estatais petrolíferas precisam ajustar certos detalhes tais como: definir os termos da constituição da sociedade, participação acionária, previsão de data em que a refinaria começará a operar, e etc.

Ainda neste encontro, o Presidente Hugo Chávez mencionou que a Venezuela já se sente parte integrante do Mercosul, caracterizando assim, que não acredita numa possível não aprovação pelo Congresso Brasileiro da entrada da Venezuela no bloco sul-americano.

Hugo Chávez defendeu ainda, a criação de uma Organização do Tratado do Atlântico Sul para a defesa da região assim como ocorreu com a criação da OTAN- Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Conforme decidiram anteriormente, os Presidentes, em setembro de 2007 na cidade de Manaus/AM a respeito de encontros sucessivos a cada três meses, firmaram nesta última reunião que no próximo evento que ocorrerá no mês de junho do ano em curso deverão discutir a respeito das estratégias de integração energética regional, entre elas o gasoduto do sul, projeto que visa levar gás natural venezuelano ao Brasil, Argentina e Uruguai.


1 Comentário extraído do artigo publicado no site do provedor Terra, cujo título é: "Chávez: relação com Lula está cada vez mais quente" elaborado por Denize Bacoccina. http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI2708615-EI306,00.html


Florianópolis, 28 de março de 2008.


Publicada em 01/04/2008

Voltar

 
 
 
 
Design by 3WF