Escolha sua linguagem: Português Espanhol
 
 

Participação de produtos importados cresce nos últimos 12 meses

Na indústria de transformação, a participação de insumos importados na produção dobrou em uma década.

A participação dos produtos importados no mercado brasileiro de bens industriais bateu recorde, segundo o estudo Coeficientes de Abertura Comercial, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na última quinta-feira (17).

O chamado coeficiente de penetração de importações atingiu 22,2% no acumulado de 12 meses encerrados em março. É o maior valor da série iniciada em 1996. Esse coeficiente corresponde à participação dos produtos importados no consumo doméstico de bens industriais, tanto o final quanto o de insumos para a produção.

Segundo a CNI, esse coeficiente ficou 0,3 pontos percentuais acima do recorde anterior, 21,9%, registrado final de 2011.

Indústria de Transformação

Na indústria de transformação, a participação de insumos importados na produção dobrou em uma década, e também atingiu valor recorde, ao passar de 10,5%, em 2002, para 21,1%, no acumulado de 12 meses até março deste ano.

Coeficiente de exportação
O estudo também mostra o coeficiente de participação das exportações, que é o valor da exportação de bens industriais dividido pelo da produção industrial. Esse coeficiente - que é uma medida da importância das exportações para as empresas - atingiu 18,1% no acumulado de 12 meses encerrados em março. Mesmo com aumento de 0,2 ponto percentual ante o registrado em 2011, o índice está abaixo do teto histórico, 20,4%, registrado em 2006.

http://www.economiasc.com.br/index.php?cmd=industria&id=10994


Publicada em 18/05/2012

Voltar

 
 
 
 
Design by 3WF