Escolha sua linguagem: Português Espanhol
 
 

118º Encomex – Jaraguá do Sul

 Fonte: Encomex

A Secretaria de Comércio Exterior – Secex do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Governo Federal em conjunto com a Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul em Santa Catarina e Câmara de Negócios Internacionais – CAMBRA, entre outros órgãos e instituições, promoveram no último dia 11 de julho, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul – CEJAS, o 118º ENCOMEX, efetivando mais um encontro de comércio exterior entre governos e empresários que exportam ou importam mercadorias no Brasil.

Cada edição de um encomex tem como objetivo principal incrementar a participação dos empresários brasileiros no comércio internacional e facilitar o seu engajamento nas atividades de exportação. O encontro promovido em Jaraguá do Sul visou proporcionar uma maior oportunidade para que catarinenses participassem das discussões e novas informações sobre o assunto.

A abertura do evento ocorreu com a presença do Prefeito da Cidade, Moacir Antônio Bertoldi e foi seguida de vários painéis temáticos abordando políticas e ações de comércio exterior, instrumentos de apoio e estímulo ao comércio exterior, mecanismos de financiamento e promoção comercial.

Guilherme Belli, Representante do Ministério das Relações Exteriores informou que, segundo recente estudo do IPEA, 4 mil empresas no Brasil com potencial para competir no exterior, mas ainda não exportam, sendo que:

  • 9% (36 empresas) estão localizadas em Santa Catarina;
  • os setores com as maiores perspectivas de incremento da base exportadora são o têxtil (40%), moveleiro (34%) e alimentício (29%);
  • essas empresas não exportam sobretudo devido aos gargalos de infra-estrutura e à falta de crédito necessário e de informações para competir no exterior.

Monique Audrey Getrow, Analista Técnica do INMETRO, destacou que também se lida com barreiras técnicas não tarifárias derivadas de:

  • normas, regulamentos técnicos;
  • procedimentos de avaliação da conformidade não transparentes ou não embasados em normas internacionais;
  • inspeções excessivamente rigorosas.

Loadir Senger, Professor e Consultor na área de comércio exterior e Diretor da Consultex, focou sua palestra na importância da logística nos negócios, prospectando tendências e cenários, destacando que “o papel da logística é diminuir o hiato entre a produção e a demanda, de modo que os consumidores tenham bens e serviços quando e onde quiserem, e na condição física e aos preços desejados”, finalizando com a reflexão de que “a busca pela competitividade internacional exige o desenvolvimento de nossa estrutura de exportação”, ressaltando que isso passa primordialmente pela logística.

Com efeito, tratou-se de um encontro muito produtivo, cujos slides repassados podem ser acessados pelo site www.encomex.desenvolvimento.gov.br. Vale a pena conferir!


Publicada em 28/07/2007

Voltar

 
 
 
 
Design by 3WF