Escolha sua linguagem: Português Espanhol
 
 

Chávez visita a Dilma, com a intenção de reforçar lasos com o Brasil e continuar a ser um parceiro privilegiado

Após adiar a visita ao Brasil há menos de um mês por causa de dores no joelho esquerdo, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, se reunirá hoje (06/06), às 10h30, com o presidente da Dilma Rousseff Palace Planalto, onde almoçou com os ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países e depois arranjar uma declaração à imprensa e, posteriormente, retornar a Caracas.

Pelo menos 30 acordos de cooperação entre Venezuela e Brasil têm defendido desde o mês passado. Alguns, no entanto, deve permanecer para uma segunda rodada de reuniões entre os dois presidentes.

Em julho, chegou a hora de retribuir a visita de Chávez Dilma, participando de uma série de acontecimentos na Venezuela. Segundo os negociadores brasileiros, indicam que as visitas são destinadas a reforçar as relações bilaterais. Em 2010, o comércio bilateral totalizou US $ 4,6 bilhões, um aumento de 11,8% em 2009, as exportações brasileiras chegaram a US $ s 3,8 bilhões.

Em geral, as exportações do Brasil para a Venezuela são de frango e carne bovina desossada de alimentos, enquanto o venezuelano foi vendido aos brasileiros, principalmente petróleo e derivados. A Venezuela é o terceiro país sul-americano com o maior produto interno bruto (PIB) e as importações são de 75% dos alimentos.

Para os venezuelanos, de acordo com as autoridades brasileiras, o Brasil aparece como o parceiro preferencial para as diversas iniciativas das empresas brasileiras, públicas e organizações privadas na Venezuela.

Caixa Econômica Federal (CEF) vai auxiliar na gestão do financiamento da habitação na Venezuela. Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Central Eléctrica SA (Eletrobrás) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) manter acordos de cooperação com o governo e empregadores do país.

No início deste mês, Chávez tem agendadas visitas a Brasil, Equador e Cuba. Mas ele disse que adia a visita de um médico para ficar em casa devido a um joelho esquerdo inchado.

Fonte: terra.com.br


Publicada em 06/06/2011

Voltar

 
 
 
 
Design by 3WF